O satelite

O SGDC marca um momento histórico no país: é o primeiro satélite brasileiro concebido exclusivamente para a transmissão de dados com alta velocidade e qualidade que cobre todo o território nacional, inclusive a Amazônia Azul.

Importante projeto de Estado, atende a dois objetivos principais: prover comunicações seguras para o sistema de defesa nacional e para as comunicações estratégica do Governo e promover o desenvolvimento socioeconômico do Brasil, proporcionando a todos os brasileiros um país conectado por meio da massificação da banda larga.

Resultado do acordo bilateral firmado com a França, o Satélite Geoestacionário de Defesas e Comunicações Estratégicas (SGDC) resultou em um plano de absorção e transferência de conhecimentos técnicos promovido pela Telebras com a Agência Espacial Brasileira (AEB) que deu apoio ao desenvolvimento do programa espacial do país.

Com uma capacidade total de 60 Gbit/s e disponibilidade anual garantida de 99,5%, o satélite apresenta uma velocidade de Acesso de até 100 Mbit/s e levará alta conectividade às instituições de ensino do país e permitirá que hospitais e áreas de saúde de municípios remotos no país tenham acesso às aplicações de Saúde Pública e Gestão Hospitalar. Além disso, tornará viável soluções de conectividade para os bancos e os respectivos terminais de autoatendimento no território nacional, melhorando os serviços desse setor.

Ampliará a cidadania, oferecendo benefícios como acesso à internet para maior eficiência de operações da receita federal, emissão de passaportes e previdência privada. Ademais, trará segurança às comunicações pois, além da capacidade exclusiva para as Forças Armadas na banda X, o satélite poderá oferecer cobertura integral de fiscalização nas fronteiras brasileiras, inclusive das unidades remotas militares pela banda Ka. A segurança nas rodovias também será reforçada com a oportunidade de conectar postos de fiscalização nas rodovias brasileiras, permitindo que o acesso em tempo real amplie os sistemas de controle e monitoramento de eventos nas estradas.

Para conhecer mais sobre o satélite da Telebras,