Telebras


Diretoria Executiva

JARBAS JOSÉ VALENTE




Jarbas José Valente é Presidente da Telebras desde abril de 2018. Engenheiro Eletrônico e de Telecomunicações graduado pela Universidade de Brasília, Especialista em Análise de Sistemas, em Comunicação de Dados e em Marketing de Serviços, possui, ainda, os cursos "Convergence of Broadcasting and Telecommunications Regulation Course - University of Westminster - Londres", de Regulação em Serviços Públicos de Telecomunicações - IBB/George Washington University School - Washington/USA - 2000 e de Extensão em Práticas Anticoncorrenciais pela Fundação Getúlio Vargas/Brasília-DF. Iniciou sua carreira profissional em empresas privadas do setor de telecomunicações e, posteriormente, ocupou, dentre outros, a Chefia da Área Comercial da Embratel em Brasília, a Presidência de Conselhos de Administração de diversas empresas do Sistema TELEBRÁS e, no Ministério das Comunicações, as Diretorias dos Departamentos de fiscalização e de Outorga de Serviços de Telecomunicações e Presidente da Comissão Especial de Licitação dos Serviços de Radiodifusão. Na Anatel também foi Presidente de várias Comissões Especiais de Licitações dos serviços de TV por Assinatura e Móvel, Delegado/Representante da Anatel junto a UIT, CITEL, MERCOSUL, ARCTEL-CPLP e REGULATEL e, por três anos foi Superintendente de Serviços de Comunicação de Massa e, entre 2001 e o início de 2010, Superintendente de Serviços Privados. Foi Superintendente Executivo Substituto de 2002 a 2004 e, por duas vezes, exerceu o mandato de Conselheiro Substituto da Agência nos períodos de 1999/2001 e 2004/2006. Entre 2010 e 2014 foi Membro Titular do Conselho Diretor e também Vice-Presidente da Anatel. Entre julho de 2016 e abril de 2018 foi Diretor Técnico-Operacional da Telebras.

PAULO FERREIRA




Paulo Ferreira é Diretor Administrativo e Financeiro da Telebras desde julho de 2016. Formado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia Mackenzie – São Paulo; Mestre e Doutor em Engenharia Hidráulica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Atuou como Secretário Nacional de Saneamento Ambiental – Ministério das Cidades; Diretor de Engenharia e Meio Ambiente – SABESP; Diretor de Controle da Poluição – CETESB; Secretário Adjunto de Meio Ambiente do Estado de São Paulo; Professor de Saneamento Básico da Universidade Mackenzie; Membro do Conselho Curador do FGTS; Membro do Conselho Nacional de Recursos Hídricos – MMA; Membro do Comitê de Saneamento do Conselho das Cidades; Presidente da Associação dos Engenheiros da SABESP; e, Presidente da ABES – Seção São Paulo.

ROBERTO MARTINS




Roberto Martins é Diretor Técnico-Operacional da Telebras desde abril de 2018. Engenheiro Elétrico com graduação pela UnB - Universidade de Brasília - e mestrado pela Unicamp -Universidade Estadual de Campinas; Atuou como Secretário de Telecomunicações no Ministério das Comunicações, onde também foi Secretário de Serviços de Comunicação Eletrônica, Presidente do Conselho Curador da Fundação CPqD, Presidente do Fundo de Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações e Coordenador do lado brasileiro do “Joint Working Group on Digital TV” (Brasil/Japão); Superintendente de Serviços Públicos na ANATEL, onde também atuou como Superintendente de Controle e Obrigações, Assessor do Conselho Diretor e Conselheiro Substituto; Junto ao Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações atuou diversas vezes como Coordenador-Geral, Secretário e Diretor de Políticas de Informática. Em 2010 foi agraciado com o grau de Comendador da Ordem do Rio Branco, pelo Ministério das Relações Exteriores e em 2009 se tornou Membro Benemérito da Fundação CERTI.

RÔMULO BARBOSA




Rômulo Barbosa é Diretor de Governança da Telebras desde abril de 2018. Formado em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba e em Direito, pela Universidade CEUMA. MBA em Gestão Empresarial pela ISAN/FGV e em Políticas Públicas, Gestão e Controle, pelo IDP (cursando); Pós-graduação em Direito Constitucional, pela Universidade CEUMA; Mestrando em Direito, pelo CECGP, em parceria com a Universidade Portucalense Infante D. Henrique. Atuou como Diretor Geral de Mídias Eletrônicas do Grupo Mirante, do Maranhão (afiliadas da Rede Globo de Televisão); Diretor Geral de Jornalismo das empresas do Grupo Mirante; Advogado; Professor Universitário (colaborador) da Faculdade São Luís; Assessor de imprensa da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba; e, menor aprendiz no Banco do Brasil. Foi participante do APG – Programa de Gestão Avançada do Grupo Amana-Key, em São Paulo; e, convidado do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América para integrar o “International Visitor Leadership Program”, em Washington, D.C. Entre outubro de 2017 e abril de 2018 foi Diretor Comercial da Telebras.